”FONTE: SANTOS E SANTAS”
11 de fevereiro Santa Sotera de Roma, Virgem e Mártir
Romano, cujo martírio comemorou St. Ambrose em seus escritos sobre a Virgem, St. Ambrose 304. orgulhosamente reconhece este santo como a maior honra de sua família. Solera descende de uma longa linhagem de cônsules e prefeitos, mas sua glória principal encontra-se em desprezo, por amor de Cristo, sentia por sua origem nobre, riqueza, sua beleza e tudo o que o mundo considera valioso.
Desde tenra idade que ela consagrado sua virgindade a Deus e para evitar os perigos que ela foi exposto, ela resolutamente recusou-se a usar qualquer roupa ou adorno para fazer ressaltar sua beleza. Sua virtude preparada para confessar a sua firmeza fé, quando a perseguição de Diocleciano e Maximiano contra os cristãos começou e ela foi forçada a comparecer perante os magistrados. Por ordem do juiz que deu um tapa e Solera agradeceu a Deus por ter sido mal-tratados da mesma forma como seu Salvador.
Embora o juiz tenha ordenado que ela fosse cruelmente torturada, ele não conseguiu que a santa soltasse um gemido ou derramasse uma lágrima. Finalmente, derrotado por sua constância, ele ordenou que ela fosse decapitada. Devemos admitir que não sabemos claramente se isso aconteceu ao mesmo tempo ou em várias etapas. Pode ser que Santa Solera tenha sido detida e torturada quando era jovem durante a perseguição a Decio e que cinquenta anos depois, sob Diocleciano, alcançou a coroa do martírio, quando foi decapitada por sua fé.
http://vidas-santas.blogspot.pt