Em 12 de agosto, celebra-se o dia de Nossa Senhora da Cabeça

Recentes

Em 12 de agosto, celebra-se o dia de Nossa Senhora da Cabeça, uma devoção mariana de origem espanhola que tem raízes na região da Andaluzia. No Brasil, a santa é invocada para proteção contra males que afetam a cabeça e o cérebro, como dores de cabeça e dificuldades escolares. 

Origem e História:

A devoção a Nossa Senhora da Cabeça surgiu no Monte da Cabeça, na Espanha, onde, segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a um pastor chamado Juan Alonso de Rivas em 1227. Ele teria recebido a missão de construir um templo no local e, para comprovar a veracidade de sua mensagem, teve seu braço perdido restaurado por Maria. 

No Brasil:

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Cabeça se popularizou, especialmente entre aqueles que buscam alívio para dores de cabeça e problemas de aprendizagem. A santa é considerada a protetora da mente e do conhecimento. 

Celebrações:

O dia 12 de agosto é dedicado à Nossa Senhora da Cabeça, com celebrações em diversas igrejas e santuários dedicados à santa. Em Juiz de Fora, por exemplo, a paróquia do bairro São Dimas realiza novenas e festividades em homenagem à padroeira.