10 de fevereiro é dedicado a Santa Escolástica

Recentes

Sim, o dia 10 de fevereiro é dedicado a Santa Escolástica (também referida na sua pesquisa como Esculacia), celebrada como virgem e fundadora do ramo feminino da Ordem dos Beneditinos. 

Aqui estão os pontos principais sobre ela:

  • Irmã de São Bento: Santa Escolástica nasceu na Itália por volta do ano 480 e era irmã gêmea de São Bento de Núrcia, o pai do monaquismo ocidental.
  • Fundadora: Ela consagrou-se a Deus desde jovem e fundou um mosteiro feminino próximo ao de seu irmão em Monte Cassino, seguindo a Regra de São Bento.
  • O “Milagre da Tempestade”: Segundo os relatos de São Gregório Magno, em um de seus encontros anuais, Escolástica pediu a Deus um temporal para impedir que seu irmão partisse, já que ela sentia que aquele seria o último encontro deles.
  • Morte e Representação: Escolástica faleceu em 10 de fevereiro de 547, três dias após esse encontro, e diz a tradição que seu irmão viu sua alma subir ao céu em forma de uma pomba branca. Ela é, portanto, representada com uma pomba.
  • Padroeira: É invocada como intercessora contra tempestades, chuvas e relâmpagos, além de ser a padroeira das monjas beneditinas e das crianças com convulsões. 

Oração a Santa Escolástica:
“Ó Deus, que prometestes habitar nos corações puros, dai-nos, pela intercessão de Santa Escolástica, viver de tal modo, que possais fazer em nós a vossa morada. Por Cristo nosso Senhor. Amém!”