”FONTE: SANTOS E SANTAS”
19 de janeiro São Canuto, Mártir
Rei São Canuto é padroeiro da Dinamarca.
Canuto nasceu m 1043. Primogênito do rei Estevão II, da Dinamarca, era o sucessor legal do trono. Canuto foi criado na nobreza e educado com sabedoria. Desde a infância mostrava sua caridade e piedade, a serenidade e a paz que encontrava na fé e na oração. Ele se casou com Elta, princesa de Flandres, que era cristã. Com ela teve apenas um filho, Carlos, que, como o pai, também se tornou santo.
Na morte do pai, ele foi traído por um dos irmãos, Haroldo III, que ficou com o trono. Mas, com a sua índole e formação Canuto silenciou-se e não reagiu à traição. Ele simplesmente esperou e confiou em Deus.
Justiça de Deus
Seu irmão veio a falecer quatro anos mais tarde, e Canuto tornou-se, então, o rei, Canuto IV, assumindo, enfim, a sua coroa. A Dinamarca passou a viver um reinado enérgico, correto e piedoso. Segundo os registros, Canuto foi, sem nenhuma voz discordante, um ótimo rei, deixando nos seus atos e atitudes a marca da caridade e da justiça. Sua política beneficiava os mais necessitados e ele favoreceu fortemente o cristianismo, construindo conventos, igrejas, hospitais e escolas.
Nova traição e morte
Mas, como seu reinado beneficiava fortemente os mais pobres, a nobreza sentia-se abandonada. E fizeram uma armação para que Canuto fosse mal numa guerra contra a Inglaterra, em 1075. Novamente traído por outro irmão, Canuto refugiou-se na Igreja de Santo Albano, em Odense. Lá, porém, ele foi assassinado, em 19 de janeiro de 1086, aos 46 anos de idade. A história diz que ele estava ajoelhado de frente ao altar. Em 1300 seus restos mortais foram levados na nova catedral de São Canuto.
Canonização
A morte de Canuto foi considerada um martírio e vários milagres começaram a acontecer. Ele começa a ser venerado pelo povo e, em 1100, o rei Eric III entrega ao Papa Pascoal II seu processo de canonização. Em 1101 o Papa autoriza seu culto e o rei São Canuto IV é aclamado padroeiro da Dinamarca