



A escritora Cléo Moreira, que residiu muitos anos em Cafelândia PR, hoje vive em Rolândia PR.
Casada mãe de três filhos, Aline, Henrique e Júnior, avó de três netos e duas netas: Gustavo Henrique, Gabriel Yacer, Luiz Miguel, Giovanna e Marianna.
Celebra momentos especiais este ano; na literatura. A escritora com raízes cafelandense, teve seus poemas publicados na feira do livro de Lisboa, que aconteceu em junho deste ano. Seus poemas abrilhantaram a ontologia “Vozes Portuguesas”, publicação do Núcleo Acadêmico de Letras de Portugal.
A escritora que enfrenta pela segunda vez, um longo tratamento contra o câncer; escreveu a maioria dos poemas nos corredores do hospital do câncer. Seus livros “O Sussurro dos Anjos e História de Magia Perdida, publicados pela Planeta Azul Editora, foi distribuído em bibliotecas de Algarve Portugal.
Ela foi uma das selecionadas para a 10° edição da Coletânea Sesc PR, Contos Infantis, com o conto, “As Fadas dos pés Vermelhos”.
A inspiração nasceu das lembranças e histórias contadas por seus pais e avós. Foi uma surpresa receber a notícia de que seu conto entegraria a 44° Semana Literária e feira do Livro. O evento aconteceu no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. A obra contou com a curadoria do escritor Olívio Jekupé e ilustrações de Isabela Bombo. Reúne os contos de dez escritores selecionados através de edital que trazia a proposta de utilizar como cenário um município do Paraná. Cléo que já teve um conto selecionado em 2018, “A Panela de Ouro dos Campos Gerais” no Concurso Ciranda do Sesc Londrina, agora contempla a sua cidade de Rolândia com o conto “As fadas dos Pés Vermelhos”.
Foi uma experiencia emocionante e desafiadora escrever para o público infantil. Momentos valiosos, troca de experiencias e aprendizado. Me emocionei muito com as crianças correndo ao meu encontro para adquiri o livro e o autógrafo da autora da história das Fadas dos Pés Vermelhos. Saber que o meu conto despertou o encantamento em muitas crianças, tem um significado contemplativo para a alma do escritor, visto que hoje, cada vez menos os livros alcançam nossas crianças, que cada vez mais consomem conteúdo da internet.
Abordar um assunto do qual eu não tinha muito conhecimento, como criar uma personagem autista de vestido azul, foi um desafio e tanto; até porque, eu nuca havia escrito para o público infantil. O infanto juvenil eu já estava desvendando. Minha preocupação era agradar a todos os públicos, mas em especial, não decepcionar as crianças.
Eu sempre reforço a importância do hábito da leitura como estimulo, desenvolvimento da imaginação, ampliação do vocabulário, criatividade da criança; aconselho sempre os pais a incentivarem à leitura.
O SESC disponibiliza o livro desta e outras coletâneas através do site (www.sesc.pr.com.br)
.
A autora prepara o lançamento de mais um livro infantil “Um Amor Canino”, um infanto juvenil “Eu Conto ou Você Conta?” Contanto a Magia Perdida, além de um de poesias “Café com Aroma di Versos”
Para estes lançamentos, obtive o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Rolândia , através dos recursos da PNAB.
