‘‘FONTE: ACIDIGITAL.COM”
A vila de Dolton, um subúrbio ao sul de Chicago, EUA, e cidade natal do papa Leão XIV, está tentando comprar sua casa de infância para usá-la como um local histórico.
Steve Budzik, corretor da casa, disse à CNA, agência em inglês da EWTN, que ele e Pawel Radzik, o atual proprietário, estão ansiosos para trabalhar com a vila e chegar a um acordo.
“O vendedor quer vender e a vila quer comprar. A questão é: como determinamos o valor justo de mercado para algo tão único, tão raro? Não há comparações, não há nada parecido”, disse Budzik à CNA.
Segundo Budzik, eles receberam uma carta da vila na semana passada, indicando seu interesse em comprar a casa. A carta dizia que a arquidiocese de Chicago também está trabalhando com a cidade para adquirir a casa. A arquidiocese não respondeu a um pedido de comentário.
Segundo Burt Odelson, o advogado da vila, Dolton gostaria de comprar a casa, que foi colocada à venda em janeiro, para transformá-la num local histórico acessível ao público. Se não for possível chegar a um acordo sobre o preço, Odelson disse à Fox2Now que a vila tentará adquirir a casa por desapropriação.
“Temos o direito legal de tomar a propriedade para uso público. Essa é a palavra-chave — uso público. Um sítio histórico é uso público”, disse ele.
Jason House, prefeito de Dolton eleito recentemente, disse à rede de televisão ABC7 Chicago que a vila só usará essa opção se as negociações atuais falharem.
Ao saber, em 8 de maio, que a casa era dos pais do papa recém-eleito, que a compraram do construtor em 1949 e viveram nela por décadas, o dono a retirou do mercado “para se reorganizar” e reavaliar a situação, segundo Budzik.
Cerca de uma semana depois, com a ajuda da imobiliária Paramount Realty USA Radzik colocou a casa a venda novamente num leilão fechado. Os lances estão ativos e abertos até 18 de junho.
No entanto, House disse à ABC7 Chicago que se outra pessoa comprar a casa no leilão, deve saber que sua compra só seria “temporária”, porque a cidade ainda tentará adquiri-la por meio de domínio eminente.
📌 Saiba mais em https://hubs.la/Q03nT9zt0