JUSTIÇA DECIDE QUE CATARATAS DO IGUAÇU É DO PARANÁ

Recentes

‘FONTE: PARANÁ POP’

Créditos @portaldacidadefoz

A Justiça Federal confirmou, nesta quarta-feira (15), que a área onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu é de propriedade do Estado do Paraná. A decisão, proferida pela 12ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), representa mais uma vitória do Estado em uma disputa judicial que se arrasta desde 2018.
Em fevereiro, o mesmo tribunal já havia reconhecido o Paraná como legítimo proprietário do terreno. A União e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recorreram, mas o TRF4 manteve por unanimidade o entendimento anterior.
Desde então, o Governo do Estado buscou um acordo por meio de audiências de conciliação, com o objetivo de encerrar o impasse e definir responsabilidades sobre a gestão, fiscalização e monitoramento da área. Como não houve consenso, o caso voltou para decisão judicial, que reafirmou o domínio paranaense.
O procurador-geral do Estado, Luciano Borges, destacou a importância da decisão. “É um momento que se reconhece que a propriedade sempre foi do Estado. Tentamos uma solução consensual, até porque a União recebe valores da concessão dessa área, mas seguimos para preservar os interesses do Paraná”, afirmou.
Créditos @portaldacidadefoz