”FONTE: ACIDIGITAL”
Motivado pela 60º Dia das Comunicações Sociais, celebrado no último sábado (24), dia em que a Igreja recorda a memória de são Francisco de Sales, o papa Leão XIV enviou uma mensagem pedindo aos comunicadores que não renunciem ao próprio pensamento na era da Inteligência Artificial (IA).
“O rosto e a voz são traços únicos, distintivos, de cada pessoa “, disse Leão XIV em sua mensagem intitulada “Preservar vozes e rostos humanos”. Segundo o papa, ambos “são sagrados” porque ‘foram-nos doados por Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança, chamando-nos à vida com a Palavra que Ele próprio nos dirigiu” e que “se revelou na voz e no rosto de Jesus, o Filho de Deus.
O papa ainda disse que “cada um de nós tem uma vocação insubstituível e inimitável que emerge da vida e que se manifesta precisamente na comunicação com os outros” e advertiu que, se “falharmos nessa preservação”, a tecnologia digital “corre o risco de modificar radicalmente alguns dos pilares fundamentais da civilização humana, que por vezes damos como certos”.
“Ao simular vozes e rostos humanos, sabedoria e conhecimento, consciência e responsabilidade, empatia e amizade, os sistemas conhecidos como inteligência artificial não apenas interferem nos ecossistemas informativos, mas invadem também o nível mais profundo da comunicação: o da relação entre pessoas humanas”, acrescentou.
“O desafio”, segundo Leão XIV, “portanto, não é tecnológico, mas antropológico”, visto que “preservar rostos e vozes significa, em última instância, preservar nós mesmos”.
E destacou: “Acolher com coragem, determinação e discernimento as oportunidades oferecidas pela tecnologia digital e pela inteligência artificial, não significa esconder de nós mesmos os pontos críticos, as opacidades e os riscos”.
O papa ainda alertou sobre os algoritmos nas redes sociais que “recompensam as emoções rápidas” e “penalizam as expressões humanas, que necessitam de mais tempo, como o esforço de compreensão e a reflexão”
📲 Leia a notícia completa: https://bit.ly/3Zxv9Pp
📌 Siga ACI Digital para mais conteúdo católico.







