






‘‘FONTE: Ministério Público do Paraná – MPPR”
Todos os dias, um crime de feminicídio ganha destaque no noticiário, e os dados reforçam o problema: 2023 já havia sido o ano com mais casos registrados no Brasil, e em 2024 o número foi ainda maior – quatro mulheres são mortas por dia em situações envolvendo violência doméstica e familiar ou por menosprezo e discriminação.
O combate à violência doméstica e de gênero já é parte da atuação diária dos integrantes do Ministério Público, mas o contexto atual reforça a importância de que essa atuação seja fortalecida e articulada, com o envolvimento de todos.
Uma denúncia pode salvar vidas, e o apoio da comunidade – familiares, amigos, vizinhos e profissionais de saúde, educação e segurança pública – é essencial para identificar e ajudar mulheres em risco.
📞 Ligue para 190 se o crime estiver ocorrendo. A denúncia também pode ser feita pelo Disque 180, serviço telefônico gratuito disponível 24 horas em todo o país, e ao Ministério Público na sua cidade – os contatos estão aqui: site.mppr.mp.br/atendimento
