O Dia Mundial do Enfermo é celebrado anualmente em 11 de fevereiro, instituído em 1992 pelo Papa João Paulo II para conscientizar sobre a necessidade de humanizar o cuidado com os doentes. A data coincide com a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos.
Pontos-chave do Dia Mundial do Enfermo:
- Origem e Propósito: Criada com o objetivo de sensibilizar a sociedade, instituições de saúde e comunidades para a atenção e acolhimento de pessoas que sofrem com fragilidades de saúde, sejam elas crônicas ou passageiras.
- Significado Religioso: A data é uma “memória litúrgica” de Nossa Senhora de Lourdes, celebrada no santuário francês, local conhecido por relatos de curas.
- Mensagem Papal: Anualmente, o Papa divulga uma mensagem especial focada na compaixão, cuidado e, muitas vezes, no papel do “Bom Samaritano” para quem assiste os enfermos.
- Apoio aos Cuidadores: A data também reconhece e valoriza o trabalho de profissionais de saúde, familiares e voluntários que cuidam de enfermos em casa ou em hospitais.
O Dia Mundial do Enfermo (11 de fevereiro) não deve ser confundido com o Dia Nacional do Enfermo, que no Brasil é lembrado em 14 de janeiro, ou com o Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio).







