O Dia Nacional dos Vicentinos é comemorado a 27 de setembro, data em que se celebra também o Dia de São Vicente de Paulo, o santo fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e inspirador de seus voluntários, os vicentinos. A criação desta data nacional foi oficializada pela Lei nº 11.536/2007, sancionada em outubro de 2007, para homenagear a atuação caritativa dos vicentinos em favor dos mais necessitados.
Origem e Significado
São Vicente de Paulo: No século XVII, em França, São Vicente de Paulo dedicou sua vida à caridade, organizando obras de assistência aos pobres, fundando congregações e inspirando o movimento da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), a principal organização vicentina.
A Legislação: A aprovação do projeto de lei para a instituição do Dia Nacional dos Vicentinos, no ano de 2007, foi um reconhecimento da importância e do trabalho da SSVP e de todos os vicentinos no Brasil.
O que são os Vicentinos?
Vicentinos são membros voluntários da Sociedade de São Vicente de Paulo, dedicados a levar auxílio material e espiritual aos que mais precisam, seguindo o exemplo do padre fundador.
Comemorações e Atividades
As comunidades e a SSVP realizam atividades especiais em todo o país para celebrar a data, como eventos religiosos, ações de arrecadação de alimentos e materiais, e reflexões sobre a missão vicentina.
