27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Recentes

O dia 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, instituído pela ONU para lembrar o genocídio de seis milhões de judeus e milhões de outras vítimas pelo regime nazista, marcando a libertação do campo de Auschwitz-Birkenau em 1945, servindo como um chamado para combater o ódio, o antissemitismo e promover a dignidade humana e a paz, com temas anuais para reflexão.
O que é:
Uma data para homenagear as vítimas do Holocausto (Shoah) e reafirmar o compromisso global contra o antissemitismo, racismo e intolerância.
Por que 27 de janeiro?
É o aniversário da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945, o maior e mais terrível campo nazista, onde um milhão de judeus morreram.
Como foi instituído:
Pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) através da Resolução 60/7, em 1º de novembro de 2005, durante uma sessão que celebrava o 60º aniversário do fim do Holocausto.
Objetivo:
Recordar os horrores para evitar que se repitam, educar para a tolerância e a paz, e defender os direitos humanos, combatendo o extremismo e a desumanização que levaram a esse genocídio.
Atividades:
Cerimônias, exposições, conferências e debates são realizados por governos, ONU, UNESCO e instituições como museus, com temas focados na memória, dignidade e direitos humanos.