O Dia Nacional do Técnico em Nutrição e Dietética, comemorado em 27 de junho, homenageia os profissionais que auxiliam na promoção da saúde e na garantia de segurança alimentar. A data marca a criação dos primeiros cursos técnicos da área no Brasil em 1961.Essa profissão desempenha um papel essencial em cozinhas industriais, hospitais, escolas e clínicas. Sob a supervisão do nutricionista, o Técnico em Nutrição e Dietética (TND) atua em diversas frentes:Controle de Qualidade: Acompanha o recebimento, armazenamento e preparo dos alimentos para garantir o cumprimento das normas sanitárias e de higiene.Produção de Refeições: Auxilia na administração de unidades de alimentação, elaboração de cardápios e treinamento de manipuladores de alimentos.Educação Nutricional: Participa de ações de orientação alimentar junto à comunidade e aos pacientes.Para o pleno exercício da profissão, é obrigatório o registro ativo junto ao respectivo Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).





